Protheus 12: tudo que você precisa saber sobre essa versão.

Protheus 12 é a nova versão do software de gestão empresarial (ERP) da empresa TOTVS SA. Essa é a forma resumida da atualização desse importante software para as empresas de vários segmentos e portes. Agora para saber tudo sobre essa nova versão, leia este artigo até o final, pois aqui você vai encontrar as informações que precisa para entender as principais mudanças.

Acompanhe!

Como surgiu o Protheus?

Primeiro é importante que você saiba que o sistema está diretamente ligado com a história da TOTVS SA, pois o Protheus, cujo nome é inspirado no Proteu (deus do oceano) da mitologia grega, foi desenvolvido, originalmente, pela Microsiga. Mas em 1998, foi relançado pela TOTVS SA e alcançou o status atual.

A Microsiga é o segundo nome da TOTVS SA, que após uma fusão entre os seus sócios começou a crescer muito e a comprar outras empresas do ramo de tecnologia visando aumentar sua área de atuação.

Antes, o sistema focava apenas em processos administrativos, mas agora cuida de todo o planejamento estratégico de empresas de pequeno, médio e grande porte. Aliás, hoje a TOTVS SA é reconhecida mundialmente e é a maior empresa de software da América Latina.

Para que serve o sistema Protheus?

Agora vamos para a parte mais técnica do Protheus TOTVS SA. Trata-se de um sistema de gestão empresarial, também conhecido como ERP (Enterprise Resource Planning), que organiza e gerencia todas as tarefas e processos diários de uma empresa. Esses processos antes eram feitos a mão em relatórios e documentos, e agora são automatizados com a ajuda do sistema.

O foco do sistema está em integrar os setores que, por sua vez, melhoram sua comunicação interna e diminui as chances de haver a necessidade de retrabalho. Isso porque as informações passam a ser registradas uma única vez e tanto o gestor faz o acompanhamento de maneira mais eficiente quanto o funcionário, que faz o seu registro de forma rápida e prática. Isso permite que seja feita uma coleta eficiente que resulta na criação de um banco de dados que possibilita o controle total da empresa.

Confira abaixo uma lista de algumas das principais áreas beneficiadas pelo Protheus TOTVS SA:

  • Recursos Humanos;
  • Vendas;
  • Logística;
  • Compras;
  • Jurídico;
  • Financeiro;
  • Estoque;
  • Fiscal e contábil.

Protheus 12: a nova versão

Como comentado no começo desse artigo, o Protheus 12 é uma atualização do modelo anterior desse sistema e que conta com diversas novidades em várias áreas do sistema. A ideia é que essa versão consiga oferecer soluções cada vez mais ágeis e dinâmicas para atender os módulos presentes no sistema e com o mesmo padrão de qualidade de sempre.

Os benefícios da atualização do sistema Protheus na versão 12 são muitos e abaixo destacamos alguns que estão diretamente ligados com a sua empresa.

Confira!

  • Melhor interface e que proporciona uma nova experiência no uso da plataforma para os usuários. Um novo guideline com padrões de cores e desenvolvimento de interfaces;
  • Melhorias nos filtros de pesquisa;
  • Formulários contínuos mais dinâmicos;
  • Recurso de gráficos e visões;
  • Audit Trail;
  • Flavour;
  • Novidades na área de controladoria com o ativo fixo;
  • Novas funcionalidades que contam com atualizações e com alguns releases incrementais para auxiliar no aprendizado dessas funcionalidades;
  • Essa nova versão também tem destaque na sua performance, porque gera um aumento na produtividade de todos os usuários com soluções mais rápidas e conectadas.

Release incremental

A partir dessa nova versão 12 o Protheus terá release incremental, um processo que disponibiliza a atualização de forma contínua e incremental do sistema.

A previsão desse release é de entrega bimestral de inovações e manutenções que serão incorporadas de forma automática no sistema Protheus e de forma muito mais rápida do que na versão anterior. Essa nova funcionalidade exige uma mudança cultural por parte das equipes de desenvolvimento de produto que terão que dar mais atenção para funcionalidades mais flexíveis para que o usuário do sistema tenha ainda mais autonomia.

Por que o Protheus 12 grátis é furada?

Importante ressaltar que após a atualização, a versão 12 do sistema está sendo oferecida de graça em diversos locais. Mas assim como todos os produtos gratuitos, com o Protheus 12 grátis não é diferente, é preciso tomar cuidado, pois a furada é certa.

Um sistema tão completo e robusto como o Protheus não pode ter todas as suas funcionalidades, módulos e integrações rodando de forma natural e sem erros. O Protheus 12 de graça é passível de erros que podem comprometer o seu funcionamento e por consequência trazer prejuízos para as empresas que a estiverem usando. Portanto, esqueça a versão gratuita desse sistema e pense apenas no fornecedor do sistema para ter a garantia de toda a sua eficiência e qualidade.

Download do Protheus 12

Outra opção que muitas pessoas costumam aderir é baixar sistemas pela internet. Podemos dizer que isso também não é recomendado, principalmente, quando se trata do Protheus 12 que não vai apresentar tudo o que tem com um simples download.

Como você pode ver no começo deste artigo, a TOTVS SA é uma empresa de referência mundial e que trabalha constantemente com a melhoria das suas soluções para atender as necessidades das empresas. Logo, fazer o download do Protheus 12 também é furada. Leia mais sobre isso aqui.

Como tirar o máximo do Protheus 12?

Agora, é importante que você saiba que não adianta ter o software Protheus 12 na sua empresa mas não saber aproveitar o máximo dos seus recursos.

O sistema pode ser bastante complexo, principalmente durante sua implementação que pede por customizações que podem complicar a sua aplicação.

Por isso, nesse momento é recomendado que você conheça o serviço de uma consultoria que seja especializada nos produtos comercializados pela TOTVS SA. Essa consultoria faz com que o ERP funcione melhor e tem como foco ajudar empresários e gestores de empresas a adaptar a ferramenta às suas necessidade.

Nós, da Prox Consultoria, possuímos profissionais especializados em Protheus 12 TOTVS SA e o nosso foco é fazer com que a ferramenta seja aderente ao seu modelo de negócio. Isso vai melhorar muito todo o seu processo de gestão empresarial.

Quer conhecer um pouco mais sobre o nosso trabalho?

Gostou? Compartilhe com mais pessoas

Renato Souza

CEO e Diretor Comercial da Prox

Renato é Diretor Comercial da Prox desde 2010. Está sempre pensando no desenvolvimento estratégico da empresa, em novas parcerias e na prospecção de novos clientes. Apaixonado pelo seu trabalho, ele tem como missão facilitar a vida das pessoas e empresas com gestão e tecnologia.

Blog

FGTS Digital – saiba tudo sobre essa nova ferramenta

Blog

e-Social com Protheus®: saiba como usar o S.12 no ERP TOTVS® 

Blog

DIRF 2024 e as dicas de consultoria Protheus® TOTVS® 

BlogTotvs Protheus

Política de acesso e permissões no uso do Protheus® eleva a segurança digital 

BlogTotvs Protheus

Integração do Protheus® com SyncPro é mais eficiente e econômica

São 10 anos de experiência e muito aprendizado.

Confira essa seleção de documentos que certamente te ajudarão.

Av. Professor Manoel José Pedroso, 1652 - SL. 08 - CEP 06717-100 - Pq. Bahia - Cotia/SP | Tel.: (11) 5844-8444

© 2024 - Prox - Todos os direitos reservados

RM, Protheus, Fluig e TOTVS® são produtos e marcas registradas de propriedade da TOTVS®. Logotipos TOTVS® e Microssiga são de propriedade TOTVS® S.A. A Prox Implantação de Sistemas Ltda é uma empresa de transformação digital independente e não possui nenhum vínculo, direto ou indireto, com a TOTVS®, qualquer uma das suas franquias ou qualquer um de seus representantes.