13 set

O que é Microsiga?

Por acaso você sabe o que é Microsiga? Talvez esse seja um nome um pouco desconhecido para você, mas arriscamos dizer que provavelmente já ouviu falar no nome Totvs. Então isso quer dizer que você pode ter um conhecimento prévio do assunto, mesmo sem ter ciência disso. Mas mesmo que não conheça, fique tranquilo, pois neste artigo você vai conhecer um pouco mais da história dessa empresa, seus fundadores e produtos e, por fim, entender de uma vez por todas o que é Microsiga.

 

Vamos lá!

 

Já se perguntou o que é Microsiga?

 

Para você entender o que é Microsiga é necessário conhecer a história dessa empresa e sua área de atuação, isso irá lhe oferecer todo o contexto dessa grande organização.

 

Tudo começou no ano de 1969 quando o empresário Ernesto Haberkorn criou a empresa Siga – Sistema Integrado de Gerência Automática, uma empresa que prestava serviços na área de informática para empresas que não tinham computador. O principal foco da Siga era na automação do setor administrativo voltado para empresas de pequeno e médio porte.

 

Alguns anos depois, em 1983, com o surgimento dos microcomputadores, Ernesto aceitou a proposta do Laércio Cosentino, seu antigo funcionário e agora sócio e CEO, para criar a Microsiga. Laércio percebeu a popularização dos computadores e propôs a criação de um software para fazer a gestão dessas máquinas. E essa é a área de atuação da empresa, mercado de software de gestão empresarial que faz a integração de todas as áreas da empresa.

 

Ainda nos anos 90, a Microsiga começou a crescer e a se estruturar cada vez mais para se preparar para o mercado. E o reconhecimento veio com o seu software de gestão que foi o primeiro a receber a certificação nas normas ISO 9001. Além do lançamento da linguagem ADVP, a qual estava sendo trabalhada durante sete anos e teve aporte de um grupo de investimentos para se tornar viável.

 

Anos depois, a Microsiga sofreu uma alteração em seu nome, passando a ser chamada de Totvs. Venha entender um pouco mais sobre essa mudança e saiba por completo o que é Microsiga!

 

Como a Microsiga se transformou na Totvs?

 

Passada um pouco da história da Microsiga, agora vamos entender como ela se transformou na Totvs e como esta se tornou uma gigante no setor de tecnologia e líder no segmento de software de gestão empresarial.

 

Isso acontece quando a Microsiga, em 2005, comprou a empresa Logo Center e daí que veio a ideia de mudar o nome para Totvs. Dessa época em diante, o crescimento foi exponencial e a empresa começou a adquirir outras do mercado para expandir. Em 2006, foi a vez da RM Sistemas ser comprada e um ano depois as empresas Mydibite e BCS, que eram focadas em produtos desenvolvidos para empresas de pequeno e médio porte.

 

O ano de 2008 foi bem marcante, porque teve a incorporação com a Datasul, uma multinacional de Joinville. Essa fusão foi responsável por colocar a empresa num outro patamar. A mesma passou da fase de atender apenas processos administrativos para oferecer algo mais completo e que envolvia todo o planejamento estratégico das empresas.

 

Ainda pensando no seu desenvolvimento, em 2012, a Totvs abriu um centro de pesquisas voltado para soluções em computação na nuvem (Internet) dentro do campus da Universidade da Califórnia. Com isso, a empresa passou a estudar a fundo o mercado de tecnologia e conhecer todas as tendências mundiais que envolviam essa área. Além disso, construiu parcerias com empresas locais e que ajudaram no seu crescimento para se tornar uma multinacional.

 

Os fundadores

 

A Totvs se tornou a maior empresa de software do Brasil e da América Latina e está entre as maiores do mundo, sendo assim, vale falarmos um pouco sobre os dois fundadores da empresa para que você possa conhecer a trajetória de vida deles e como conseguiram levar a empresa para o reconhecimento mundial.

 

Ernesto Haberkorn

 

Vamos começar falando do Ernesto, o primeiro fundador da empresa e que hoje não está mais no cargo executivo, mas faz parte do conselho e tem ações da empresa.

 

Ernesto se formou em administração na Fundação Getúlio Vargas (FGV) e fez um curso de programação, que foi sua atuação por mais de 10 anos quando trabalhou como programador em empresas como ESC, subsidiária da Siemens. Após o fechamento da ESC, Ernesto decidiu empreender e criou a Siga para depois, de todo o tempo que você viu acima, se tornar a Totvs. No ano de 2005, ele precisou se afastar do seu cargo de diretor da empresa e passou a atuar na área da educação com participação em empresas de treinamentos e desenvolvimento de pessoas (circuito netas) e escrevendo livros como “Gestão Empresarial com ERP”.

 

Hoje em dia ele está focado nessa área e ajudando milhares de profissionais que querem atuar no setor de tecnologia e mais especificamente com sistemas de gestão.

 

Laércio Cosentino

 

O outro fundador da empresa é Laércio Cosentino que começou como estagiário de Ernesto e passou a ser sócio dele e o atual CEO da empresa. Laercio trabalhou sua vida toda em uma única empresa, isso porque ele era estagiário de Ernesto na antiga Siga com apenas 17 anos, mas com muito destaque e esforço propôs a criação da Microsiga e por consequência colaborou em muito para o crescimento da empresa.

 

Microsiga ERP

 

Acreditamos que o que é Microsiga tenha ficado claro para você! Aqui vamos falar sobre a linha de produtos da Totvs e especialmente sobre o sistema de gestão empresarial. Também conhecido como Protheus, o sistema consegue integrar todas as áreas da empresa e automatizar os processos para facilitar a vida dos funcionários e gestores. Com o Protheus é possível emitir relatórios específicos de cada área para análise, pois o sistema funciona como um grande bancos de dados que junta todos os registros. Além disso, o sistema é dividido em módulos que facilitam todo tipo e tamanho de empresa que usa todos os módulos ou então somente os mais básicos.

 

Na prática, esse sistema é um divisor de águas para a administração de um negócio. Para que uma empresa dê certo e veja seus resultados crescendo, é necessário muito esforço e organização. Um panorama claro do que está sendo feito e entregue permitirá a correta leitura dos resultados e entendimento se os lucros estão sendo alcançados.

 

A partir da integração dos dados e informações de diversas áreas da empresa, a emissão dos relatórios permite entender se os números estão sendo cumpridos, onde existe mais incidência de gargalos e áreas que precisam de uma atenção maior por apresentarem mais problemas.

 

O foco no problema permite uma correção direcionada e assertiva e consequentemente, evita que o esforço e a atenção sejam desperdiçados.

 

Os benefícios de se ter um Protheus na empresa são muitos e envolvem o aumento da produtividade, a assertividade dos dados, a integração do sistema para controlar o estoque, fluxo de caixa, auxiliando a área de recursos humanos, a emissão de notas fiscais eletrônicas e muito mais.

 

A trabalho da equipe é beneficiado de forma geral, pois todos conseguem direcionar o trabalho para efetivamente atingirem os resultados esperados, evitando frustrações e aumentando as chances do negócio dar certo e em menos tempo.

 

A vantagem de contar com esse sistema também se estende por ser uma opção online, ou seja, consultada e alimentada através da Internet. Isso facilita muito as coisas, pois para consultar o sistema basta apenas ter acesso e uma conexão. Em tempo real o gestor e/ou proprietário do negócio podem acessar e verificar o que está acontecendo, otimizando assim toda a fase de averiguação e correção de falhas.

 

Uma vez que os dados ficam salvos na rede, o perigo de armazenar informações em uma máquina e posteriormente perdê-las é inibido. Os dados, uma vez salvos na rede, não dependem de máquinas e ficam mais seguros para consultas, registros e acompanhamento.

 

Consultoria Prox

 

Agora, não adianta ter o Protheus na empresa e saber o que é Microsiga e não conseguir aproveitar o máximo dos seus recursos, não é mesmo? O sistema pode ser bastante complexo, especialmente durante a implementação (que por vezes exige customizações), por isso se faz necessária uma consultoria especializada nos produtos Totvs. Em geral, ela ajuda os empresários a deixar a ferramenta mais aderente aos seus modelos de negócios e, com isso, atender as necessidades específicas da empresa.

 

A consultoria funciona como uma facilitadora e uma ponte que permite a ferramenta atender as necessidades do negócio. Toda empresa, desde as de pequeno, médio e grande porte podem contar com as facilidades do sistema da Totvs, que é o sistema ERP (Enterprise Resource Planning ou Sistema Integrado de Gestão Empresarial). Mas simplesmente contratar o sistema não é o bastante.

 

É certo que sem as informações necessárias, o sistema pode ser visto e entendido como muito complexo, e principalmente nos primeiros meses, render muita dor de cabeça para conseguir fazer uso de seus recursos. Corre-se o risco que mesmo após um tempo de uso, todas as facilidades do sistema ainda não estejam sendo aproveitadas e isso acaba reduzindo toda a sua praticidade. Para evitar isso, indica-se a contratação do serviço de consultoria.

 

O papel da consultoria em um primeiro momento é garantir que o sistema se adeque às necessidades do negócio. Posteriormente a isso, vai ser assegurar que aqueles que farão uso do sistema compreendam como o mesmo funciona e quais as melhores estratégias para obter o máximo proveito do mesmo.

 

De nada adiantaria um sistema que não rendesse resultados positivos e a consultoria existe justamente para oferecer essa garantia.

 

Como o passar do tempo, a consultoria não perde a sua importância, pois com as mudanças do negócio e do foco, é comum que a ferramenta tenha que se ajustar às novas necessidades. Para isso, tais atualizações poderão acontecer com o auxílio dos profissionais especializados.

 

O sistema ERP e o serviço de consultoria devem ser vistos como um investimento ao empresário, uma vez que o mesmo não precisará dispor de um tempo maior do que o esperado para resolver assunto ligados ao controle de dados e informações. Ele também conseguirá focar no que realmente importa, podendo posteriormente focar sua atenção em outras alternativas de expansão e crescimento.

 

O ERP é uma tendência que surgiu com o fortalecimento da Internet e é uma importante ferramenta competitiva para um mercado cada vez mais concorrido. Os negócios que dão certo nesse novo momento são aqueles que conseguem entender suas dificuldades antes que as mesmas se tornem um grande problema, utilizando-as como um recurso para que as mudanças aconteçam a tempo.

 

Nesse mundo cada vez mais digital, ganha espaço quem busca estar sempre se renovando. E nenhum negócio consegue sobreviver por muito tempo se os lucros não forem maiores que os gastos. Cenários como esse se tornam insustentáveis e antes que atinjam pontos críticos, é importante ir em busca da mudança.

 

Vale lembrar que quem sabe o que é Microsiga, sabe que a mesma é sinônimo de qualidade, compromisso e ótima reputação. Isso está intimamente relacionado ao objetivo de levar o que há de melhor para o cliente, garantindo comodidade, praticidade, organização e assertividade nas tomadas de decisão.

 

Agora que você já sabe o que e Microsiga e entende que opções ligadas a marca Totvs são de alto nível, saiba o papel da Prox Consultoria!

 

A Prox Consultoria

 

A Prox Consultoria possui profissionais especializados em Protheus e nos produtos comercializados pela Totvs. Tem o foco de fazer com que a ferramenta seja aderente ao seu modelo de negócio e, com isso, melhore todo o seu processo de gestão empresarial. Assim, a efetividade do negócio é beneficiada e os resultados têm maiores chances de aumentar em um menor período de tempo.

 

Compreender o que é Microsiga é só o primeiro passo para que você vá em busca das melhores alternativas para beneficiar o seu negócio.

 

Esperamos que o conceito de o que é Microsiga e toda sua evolução ao longo do tempo tenham ficado bem claros para você. E se você quer mais sobre como o sistema funciona, vantagens oferecidas e sobre como ele pode ajudar o seu negócio, fale com um de nossos consultores.

 

Microsiga Protheus é uma marca registrada da Totvs SA.

Consultoria e Soluções em ERP Protheus Totvs Para sua Empresa Otimizar Processos e Obter os Melhores Resultados - FALE COM NOSSOS ESPECIALISTAS

Renato Souza
SOBRE O AUTOR
Renato Souza – Diretor Comercial da PROX

Profissional especialista nos processos administrativos de controladoria com passagem pela TOTVS SA onde se especializou nas áreas fiscal e contábil. Atuou também em outras consultorias de ERP como analista e coordenador de projetos de implantação de ERP.

Facebook LinkedIn Skype 

Fechar

Nós entramos em contato com você!

[_post_title]